Pra quem não sabe, segundo a Wikipedia, um holograma ou holografia é uma forma de se registrar ou apresentar uma imagem em três dimensões. O negócio é tão incrível que tem gente que até acredita todo o universo como o conhecemos é um grande holograma.

A grande maioria dos sistemas de holografia traz protótipos com imagens projetadas no interior de um display fechado (geralmente um prisma ou uma pirâmide).

No entanto, pesquisadores da Universidade de Tokyo apresentaram recentemente uma evolução significativa nesse sistema: os hologramas que eles criaram podem ser tocados e até sentidos pelo tato!

Esta resposta tátil é possível graças à emissão de ondas ultra-sônicas induzidas diretamente na mão do usuário, que acaba aplicando pressão, simulando uma sensação de toque.

A equipe utilizou 2 Wiimotes (é o Wii revolucionando a ciência!) para rastrear a mão do usuário, e até o momento, o projeto foi testado apenas com objetos simples.

Apesar disso, este sistema holográfico abre inúmeras possibilidades de interação virtual, seja em games ou mesmo em futuros periféricos para computador. Imagine só! Ao invés de alguém te mandar uma foto, a pessoa te “manda” um objeto pela internet, que você pode tocar e manusear! Como diria Izzy Nobre, isso é DUFUTURO! 😀

Acompanhe como o sistema funciona no vídeo abaixo:

Via Laboratório de Garagem e Techzine.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...