ALEH Blog

Blog do Alessandro Andrade. Magrinho, Engenheiro e toca violão.

Esclarecendo a Ilusão da Bailarina que gira

A Ilusão da Bailarina é uma ilusão ótica popular que tem até seu próprio verbete da Wikipedia. A ilusão é a seguinte:

A ilusão foi criada pelo web designer Nobuyuki Kayahara e a pergunta é a seguinte: “Em qual direção a dançarina está girando?” Ou seja, a dançarina está girando no sentido horário ou anti-horário?

Se o pé que toca o chão é percebido como o pé esquerdo, a dançarina parece estar girando no sentido horário (se visto de cima) e, se ele é considerado o pé direito, então ela parece girar no sentido anti-horário.

Um gráfico legal que ilustra como a dançarina pode ser observada girando em qualquer direção é mostrado abaixo. Simplesmente acrescentando algumas linhas na imagem original, você pode dar uma orientação diferente para a bailarina. A imagem da esquerda mostra a dançarina girando no sentido horário, enquanto a imagem da direita mostra a dançarina girando no sentido horário.

Na verdade, é possível perceber que são necessárias menos linhas para definir em que direção a bailarina está rodando. A solução para se conseguir ver a bailarina a rodar para ambos os sentidos possíveis da sua rotação sem dificuldade, está na inclusão dos dados visuais que a imagem tem em falta, para que se possa determinar, sem qualquer sombra de dúvida, a profundidade na representação do seu corpo, e assim eliminar a ambiguidade que produz o efeito da ilusão de ótica.

A Ilusão da Bailarina com uma pista visual na perna para a fixar facilitando a percepção da rotação no sentido contrário aos ponteiros do relógio. A pista indica a perna fixa como sendo a direita "R" right.

A Ilusão da Bailarina com uma pista visual na perna para a fixar facilitando a percepção da rotação no sentido dos ponteiros do relógio. A pista indica a perna fixa como sendo a esquerda "L" left.


Via Twitter do Interney e Wikipedia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

QR Code

Deixe seu comentário!

Comentários

3 Comments

  1. Interessante tinha visto um post esta semana com esta imagem, dizendo que usavam esta imagem como parte integrante dos testes de Q.I Legal desvendar como foi feita a animação.
    abraço

  2. consigu vela girar dos dois lados

  3. Adorei seu post… Muito bom!
    Beijos da Sissa?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2008 - 2017. ALEH Blog

Theme by Anders NorenUp ↑

Licença Creative Commons
ALEH Blog de Alessandro Andrade está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.aleh.com.br.