Blog do Alessandro Andrade. Magrinho, Engenheiro e toca violão.

Esclarecendo a Ilusão da Bailarina que gira

A Ilusão da Bailarina é uma ilusão ótica popular que tem até seu próprio verbete da Wikipedia. A ilusão é a seguinte:

A ilusão foi criada pelo web designer Nobuyuki Kayahara e a pergunta é a seguinte: “Em qual direção a dançarina está girando?” Ou seja, a dançarina está girando no sentido horário ou anti-horário?

Se o pé que toca o chão é percebido como o pé esquerdo, a dançarina parece estar girando no sentido horário (se visto de cima) e, se ele é considerado o pé direito, então ela parece girar no sentido anti-horário.

Um gráfico legal que ilustra como a dançarina pode ser observada girando em qualquer direção é mostrado abaixo. Simplesmente acrescentando algumas linhas na imagem original, você pode dar uma orientação diferente para a bailarina. A imagem da esquerda mostra a dançarina girando no sentido horário, enquanto a imagem da direita mostra a dançarina girando no sentido horário.

Na verdade, é possível perceber que são necessárias menos linhas para definir em que direção a bailarina está rodando. A solução para se conseguir ver a bailarina a rodar para ambos os sentidos possíveis da sua rotação sem dificuldade, está na inclusão dos dados visuais que a imagem tem em falta, para que se possa determinar, sem qualquer sombra de dúvida, a profundidade na representação do seu corpo, e assim eliminar a ambiguidade que produz o efeito da ilusão de ótica.

A Ilusão da Bailarina com uma pista visual na perna para a fixar facilitando a percepção da rotação no sentido contrário aos ponteiros do relógio. A pista indica a perna fixa como sendo a direita "R" right.

A Ilusão da Bailarina com uma pista visual na perna para a fixar facilitando a percepção da rotação no sentido dos ponteiros do relógio. A pista indica a perna fixa como sendo a esquerda "L" left.


Via Twitter do Interney e Wikipedia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 Comments

  1. Paulo (Infodias.com.br)

    Interessante tinha visto um post esta semana com esta imagem, dizendo que usavam esta imagem como parte integrante dos testes de Q.I Legal desvendar como foi feita a animação.
    abraço

  2. Nevan

    consigu vela girar dos dois lados

  3. Sissa

    Adorei seu post… Muito bom!
    Beijos da Sissa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2024 ALEH Blog

Theme by Anders NorenUp ↑