GIF (Graphics Interchange Format, que se pode traduzir como “formato para intercâmbio de gráficos”) é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na world wide web (também conhecida como internet), quer para imagens fixas, quer para animações. Na verdade, o uso mais emblemático é feito em animações.
O formato foi introduzido em 1987 pela CompuServe a fim de fornecer um formato de imagem a cores para as suas áreas de descarga de arquivos, em substituição do formato anterior, RLE, que era apenas a preto e branco. O GIF tornou-se popular porque utilizava compressão de dados LZW, mais eficiente que o run-length encoding usado por formatos como o PCX e oMacPaint, o que permitia que imagens relativamente grandes fossem baixadas num tempo razoável, mesmo com modems muito lentos.
Este formato de arquivo atualmente é amplamente utilizado na web por causa do seu tamanho compacto. No entanto, este formato possui uma paleta limitada de cores (256 no máximo), impedindo o seu uso prático na compactação de fotografias. Por causa desta limitação o formato GIF é utilizado para armazenar ícones, pequenas animações ou imagens com áreas extensas de cores chapadas.
Dentre as funções mais legais usadas hoje em dia dos GIFs animados estão:
1) Demonstrar reações e sentimentos no lugar de comentários em texto, tais como:
NEGAÇÃO
TÉDIO
ALEGRIA
CURTIÇÃO
2) Ilustrar gratuitamente a ZUERA que toma conta de nós:
3) Ou até mesmo contar pequenas historinhas:
Enfim, este post tentou resumir nossa gratidão ao gênio Steve Wilhite, o homem que tornou possível a visualização de GIFs!
Obrigado!
UPDATE:
Segundo o criador, a forma certa de se pronunciar é “JIF”! O.o
Deixe um comentário