Blog do Alessandro Andrade. Magrinho, Engenheiro e toca violão.

A história da foto do casal se beijando no confronto policial

Há mais ou menos 1 mês atrás, circulou amplamente na internet uma surpreendente foto de um casal se beijando deitado no chão de uma rua, no meio de um confronto policial. Na verdade, apesar da foto ter sido vista em tudo quanto é site e blog, ninguém sabia ao certo quando nem onde a foto foi tirada. Saiba agora a história por trás dessa foto.

O site Pop Photo publicou uma entrevista com o fotógrafo Richard Lam, responsável pela imagem capturada em Vancouver, quando houveram tumultos nas ruas após o time Vancouver Canucks perder uma partida das finais da Stanley Cup de hockey, no Canadá. Veja alguns trechos:

Qual era sua real missão na noite dos tumultos?

“Eu estava fotografando o jogo de hóquei para o Getty Images.” disse Lam para o Photo Pop. “Minha experiência anterior era como fotógrafo trabalhando na imprensa canadense. Comecei a trabalhar com o Getty na última temporada. Fotografei o jogo e depois fotografei a conferência de imprensa após o jogo. Como eu estava arrumando minhas coisas, eles estavam com a TV ligada na sala de imprensa e eu vi que a confusão não estava diminuindo. Descobri que meu colega Bruce Bennett – parte da equipe do Getty – já estava na rua, então chamei outra fotógrafa do Getty, Elsa, e disse que talvez deveríamos ir ajudá-lo. ”

Quão intensa foi a atmosfera no local, assim que você saiu para as ruas?

A situação era muito tensa. Estávamos fora de um das maiores lojas de departamento. Havia dois carros em chamas e as pessoas ainda estavam tentando quebrar janelas para entrar na loja. Pareciam palhaços saindo de um carro pequeno, quando as pessoas pularam para fora da janela da loja com as mãos cheias de mercadoria que eles saquearam. Eu sabia que a coisa estava ficando fora de controle e os policiais estavam chegando para entrar e dispersar toda a multidão para fora. Os carros ainda estavam em chamas e as pessoas continuavam a atirar coisas para o fogo.

Como você viu pela primeira vez o casal na rua?

Quando a polícia finalmente começou a nos mover, eles estavam realmente tentando nos levar para fora da área. O esquadrão montado veio em uma linha e começou a empurrar a multidão para o cruzamento. Então a polícia a pé assumiu. Eles pressionaram a multidão e começou a empurrar todos para trás. Eles faziam isso em ondas. É como uma corrida de 20 metros. É uma corrida boa para mim. Eles vêm em você de forma muito dura quando querem dispersá-lo.

Paramos quando eles pararam e eu olhei para trás e vi duas pessoas na rua. Meu primeiro instinto foi de que ela foi atropelada pela tropa de choque e que ficou ferida. Surgiu uma bela moldura por causa da justaposição. Você sabe, há esta enorme multidão na rua e em um flash de 20 segundos, está tudo limpo. É isso o que eles fazem. Se você não pode correr, você é derrubado e depois eles voltam e limpam as coisas. E aqui estão duas pessoas no meio da rua esperando para serem enxotadas. Eu enquadradei um dos policiais para realmente enfatizar a justaposição.

Algumas pessoas na internet estão alegando que o casal nem está realmente se beijando. O que você realmente viu?

Estive lendo histórias online, também. Ela foi atropelada. Ela ficou ferida e ele foi consolá-la. E naquele momento, um beijo fez parte daquilo tudo.

A cena se destacou imediatamente pra você como algo significativo do ponto de vista fotográfico?

Sabe, eu vi que alguém estava ferido e que às vezes pode ser parte da história. É apenas um frame. Ao meu lado há caras correndo. Um cara tentou atravessar a barreira policial. Garrafas estavam vindo por cima. Um braço de manequim saiu voando sobre minha cabeça. Gás lacrimogêneo estava sendo lançado. Havia muita coisa acontecendo. Meio minuto a um minuto depois, eles deran uma outra avançada e empurraram-nos direito para a esquina. Foi isso.

Quantas fotos você fez dessa cena? O que fez dessa a mais marcante?

Tirei seis fotos, então há um total de doze fotos de todo o incidente. E eu nem sequer escolhi essa. Nós tínhamos editores do jogo de hockey no local.

 

Outra foto dentre as que foram tiradas pelo fotógrafo Rich Lam

Para ver mais trechos da entrevista (em inglês), entre no artigo do site Pop Photo.

Via tweet da @lianamachado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 Comment

  1. josiane

    eu ja beijei o meu namorado muitas vez ,eu passo a minha lingua no ceu da boca de .ai ele fala que quer parar so que eu nao paro ai ele fica para por favor ,para por favor e eu nao paro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2024 ALEH Blog

Theme by Anders NorenUp ↑