O Dia Mundial da Sociedade da Informação, conhecido popularmente como Dia Mundial da Internet, foi instituído no dia 17 de maio de 2005 após uma Assembléia Geral das Nações Unidas, na Tunísia. A CMSI (Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação) propôs à ONU (Organização das Nações Unidas) a criação de uma data comemorativa para a inclusão digital. Uma das metas da CMSI era diminuir a exclusão digital e interligar, a partir da internet, países desenvolvidos e subdesenvolvidos, garantindo acesso mundial à rede.

No dia 17 de maio de 2006, a UNESCO celebrou a data, promovendo a conscientização pública para os benefícios proporcionados pela internet, como o compartilhamento de ideias e informações sem restrição.

Antes de 2005, o dia 17 de maio era conhecido como o Dia Mundial das Telecomunicações, em comemoração à fundação da União Internacional de Telecomunicações (UIT), ocorrida em 1865. Portanto, o Dia Mundial da Internet mostra a evolução das mídias expostas na mesma data, incluindo a internet como  uma ferramenta importante de comunicação.

A UIT comemora a data com uma premiação anual aos que mais colaboraram com o desenvolvimento tecnológico no mundo. Em 2011 o tema abordado foi “Uma Vida Melhor em Comunidades Rurais com Tecnologia da Informação”. Uma das grandes ganhadoras foi a presidente da Finlândia, Tarja Halonen, que deu acesso à banda larga para todos os cidadãos.

O mesmo prêmio já entregue ao ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, por levar inclusão e proteção digital a escolas brasileiras.

Via Olhar Digital

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

QR Code

Deixe seu comentário!

Comentários