Blog do Alessandro Andrade. Magrinho, Engenheiro e toca violão.

Jogos online por um mundo melhor

Jogos online podem fazer um mundo melhor, defende Jane McGonigal
Jane McGonigal é designer de jogos online. Em recente palestra para o TED, ela defendeu que os jogos online poderiam mudar o mundo.

Segundo McGonigal, precisaríamos gastar cerca de “21 bilhões de horas por semana” para vencer os problemas como fome, conflitos globais, pobreza, mudanças climáticas e, até obesidade.

Brincadeira? Não é o que parece. Ela está bem certa dessa possibilidade. De fato, McGonigal desenvolveu um jogo online multiplayer chamado Superstruct, onde os jogadores organizar a sociedade para resolver problemas que vão enfrentar no mundo em 2019.

Quais os elementos de sua argumentação, que dão base? Ela aposta que jogando, desenvolvemos competências que nos motivarão a transformar o mundo que vivenciamos. Parece ingênuo acreditar nisso? E é mesmo. Mas será que, ao invés de tentarmos soluções “mirabolantes e complexas”, não teríamos bons resultados com algo mais simples, tal como um jogo?  Bem, assista a palestra (tem legendas em português e em outras  20 línguas) e veja as argumentações que ela tentou construir. Tire suas conclusões e, se desejar, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 Comments

  1. André HP

    A ideia, a priori, surge excelente. Mas veja que a realidade é demasiadamente complexa e sofisticada para ser apreendida e exposta em códigos de programação.

    Abraço!

  2. Felipe

    Problemas complexos exigem soluções complexas, a vida não é um jogo.
    Abraxx!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2024 ALEH Blog

Theme by Anders NorenUp ↑