ALEH Blog

Blog do Alessandro Andrade. Magrinho, Engenheiro e toca violão.

Jogos online por um mundo melhor

Jogos online podem fazer um mundo melhor, defende Jane McGonigal
Jane McGonigal é designer de jogos online. Em recente palestra para o TED, ela defendeu que os jogos online poderiam mudar o mundo.

Segundo McGonigal, precisaríamos gastar cerca de “21 bilhões de horas por semana” para vencer os problemas como fome, conflitos globais, pobreza, mudanças climáticas e, até obesidade.

Brincadeira? Não é o que parece. Ela está bem certa dessa possibilidade. De fato, McGonigal desenvolveu um jogo online multiplayer chamado Superstruct, onde os jogadores organizar a sociedade para resolver problemas que vão enfrentar no mundo em 2019.

Quais os elementos de sua argumentação, que dão base? Ela aposta que jogando, desenvolvemos competências que nos motivarão a transformar o mundo que vivenciamos. Parece ingênuo acreditar nisso? E é mesmo. Mas será que, ao invés de tentarmos soluções “mirabolantes e complexas”, não teríamos bons resultados com algo mais simples, tal como um jogo?  Bem, assista a palestra (tem legendas em português e em outras  20 línguas) e veja as argumentações que ela tentou construir. Tire suas conclusões e, se desejar, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

QR Code

Deixe seu comentário!

Comentários

2 Comments

  1. A ideia, a priori, surge excelente. Mas veja que a realidade é demasiadamente complexa e sofisticada para ser apreendida e exposta em códigos de programação.

    Abraço!

  2. Problemas complexos exigem soluções complexas, a vida não é um jogo.
    Abraxx!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2008 - 2017. ALEH Blog

Theme by Anders NorenUp ↑

Licença Creative Commons
ALEH Blog de Alessandro Andrade está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.aleh.com.br.