ALEH Blog

Blog do Alessandro Andrade. Magrinho, Engenheiro e toca violão.

O dia em que um dente fez eu me sentir velho

canal dentário

Desde pequeno, eu nunca tive muitos problemas com os meus dentes. Sempre escovei meus dentes com uma frequência razoável e por muitos anos, só tive uma cárie no último dente de trás, que foi tratada com uma única obturação.

Tirando isso, usei aparelho por uns dois anos mas nem considero isso como um “problema” dentário, considerando que foi só pra acertar meus dentes e fazer eu parecer menos feio. Depois que tirei o aparelho, meus últimos dois dentes do lado esquerdo ficaram com um pequeno espaçamento entre eles, por causa do anel que usei no último dente. Nada que causasse qualquer desconforto ou problema. Até pouco tempo atrás.

Uns meses atrás, comecei a sentir um desconforto toda vez que entrava um pedaço de comida nesse espaçamento. Achei que era algo normal, nada que um palito de dentes não pudesse resolver. No entanto, o desconforto começou a virar uma dorzinha… Então resolvi ir ao dentista para ver o que era. Depois de examinar meus dentes, o dentista disse que eu estava com uma cárie exatamente entre os dentes onde havia o espaçamento. Disse que ia fazer uma restauração e o desconforto desapareceria. Realmente, depois disso não senti mais dor nesse dente. Pelo menos não por um tempo.

O problema é que quando ele foi tratar esses dentes, ele usou um anel para abrir um pouco mais o espaço entre eles, pra poder conseguir trabalhar direito na restauração. Só que o espaçamento entre os dentes acabou ficando maior depois disso. Então, se antes ficavam presos pedacinhos de comida nesse espaço, agora começaram a ficar PEDAÇÕES ENORMES de comida presos entre meus dentes. Com isso começou a ficar mais difícil limpar esse espaço.

Acabou que apareceu outra cárie nesse mesmo local. Eu fiquei teimando em ir logo no dentista e acabei indo só quando a dor no dente começou a incomodar muito.

Depois de dar uma olhada nos meus dentes, esse outro dentista disse que a coisa tava bem feia. Acabou que apareceu uma cárie grande no meu penúltimo dente e tava começando a aparecer uma cárie pequena no último dente. Dá pra entender melhor vendo o desenho que o dentista fez abaixo.

Desenho feito pelo dentista, mostrando o estrago nos meus dentes

O dentista então explicou que seria necessário fazer um canal no meu dente. Eu nunca entendi direito o que é um canal, então nem me preocupei muito. Fui na recepção do consultório, fiz os cheques pra pagar o que precisaria ser feito e marquei o meu retorno.

Chegando lá no dia marcado, fui recebido desta vez por uma dentista muito simpática. Ela tirou uma radiografia dos meus dentes e depois de ver a pequena chapinha, disse que ia fazer o canal, mas que pela situação do meu dente, existia o risco de eu acabar o perdendo, porque o dente só estava preso por duas das 3 raízes.

Só então, depois que ela explicou, foi que eu entendi o que realmente é um canal. Um canal é quando CAVAM UM BURACO NO SEU DENTE. Simples assim. A idéia é tirar o interior e os nervos do seu dente pra você não sentir mais dor. E até existe um profissional exclusivo para fazer canais: é o Endodontista.

Depois de me explicar o que ia fazer (e me deixar aterrorizado) ela começou a fazer o tal canal. Me aplicou anestesias e começou a cavar meu dente. Teve uma hora, no meio do processo, que ela pegou uma ferramenta lá e depois pegou um isqueiro (???), acendeu e começou a esquentar a ponta do instrumento na chama. Quando ficou quente, pegou o troço e começou a futucar meu dente. Era possível ouvir o som “TSSSSSS” quando o negócio encostava no meu dente. Não doeu, mas foi assustador.

Quando ela terminou, disse pra eu não mastigar daquele lado pois era só um curativo. Ela terminaria o processo na próxima consulta. Me passou uns remédios pra tomar, caso sentisse muita dor e febre e disse pra voltar em uma semana.

Fui novamente no dia marcado e ela terminou tudo, sem complicações. Fiquei de voltar depois só pra fazer a restauração. Isso se não tivesse acontecido o que aconteceu nesse fim de semana.

Essa semana meu primo casou no civil e resolveu fazer um almoço com os familiares para comemorar. Fui lá pra prestigiar meu primo e curtir um pouco a parentada. Como não estava mais sentindo dor no dente, fiz um prato generoso pra me esbaldar na comida. Comecei a comer tranqüilo, conversando e tal… Quando de repente… Senti um “corpo estranho” na minha boca. Coloquei o dedo na boca procurando o objeto não identificado, peguei o dito cujo e qual não foi minha surpresa quando vi na minha mão o que era:

050720102652.jpg

METADE DO MEU DENTE TINHA CAÍDO MANOLO! O.o

Cara, nessa hora me deu a sensação que explica o título deste post. Por um momento, passou pela minha cabeça a possibilidade de eu nunca mais ter aquele dente de novo, a possibilidade de ter que usar uma prótese no lugar dele, em outras palavras, praticamente USAR UMA DENTADURA. Com isso, estava selado o meu destino a partir daí. Oficialmente, eu poderia ser considerado um VELHO. Sim, isso mesmo, um senhor senil.

Isso me deixou muito pra baixo. Nunca um acontecimento tão concreto tinha me mostrado tão explicitamente que eu não era mais o garotão que eu me sentia ser. A partir de agora, meu amigo, não tem mais volta.

Se existe algum conselho que eu possa dar a você que leu toda essa história, esse conselho é o seguinte:

USE A ESCOVA DE DENTES E O FIO DENTAL PELO MENOS 3 VEZES POR DIA (update). É muito mais importante que filtro solar.

Publicado pelo Wordmobi

UPDATE: Veja o efeito da anestesia do dia em que a dentista fez meu canal, 2 horas depois, neste vídeo.

UPDATE 2 (22/08/2011): Infelizmente, o bloco que eu fiz pra consertar esse dente quebrou novamente… e dessa vez quebrou junto com a parte do dente que permitia que o bloco se apoiasse. Ou seja, perdi o dente definitivamente.

Provavelmente, vou fazer um implante nos próximos dias. Quando eu fizer, talvez escreva outro post contando essa nova experiência odontológica da minha fase idosa. UPDATE (31/07/2014) JÁ ESCREVI O POST SOBRE MEU IMPLANTE, DÁ UMA OLHADA CLICANDO AQUI!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

QR Code

Deixe seu comentário!

Comentários

19 Comments

  1. I know the feeling. não o de um pedaço do dente cair O.o mas o de ter a possibilidade de usar uma prótese no lugar de um dente e talz… foda.

    E realmente, muito mais importante que o filtro solar.

  2. SelmaBoiron

    06/07/2010 at 10:41

    Relaxe….Há próteses piores n(o fim d)a vida de um homem e q não cabem na boca, meu caro. Sorte sua q é lááá atrás e ninguém vai ver q ‘aquele’ ali não é seu. Fiz um canal no meio dos 2 dentes da frente e, desde então, não consigo+sorrir sem esconder os dentes. Chatão, né? Mas ainda acho graça de tudo uhauhauha Divirta-se! É o melhor! Abs!

  3. curioso que tive que fazer um canal e tive a mesmissima sensação. de que meu dente cairia e eu teria que usar protese ou dentadura. =/
    a idade chega, os dentes se vão.

  4. Anaísa Grayce

    06/07/2010 at 12:36

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Aleeh, eu ri muito viu. kkk “Por um momento, passou pela minha cabeça a possibilidade de eu nunca mais ter aquele dente de novo, a possibilidade de ter que usar uma prótese no lugar dele, em outras palavras, praticamente USAR UMA DENTADURA” Muito bom kkkkkk.

  5. Gente… GENTE…
    sem palavras…

  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mto bom cara tb ri pacas aki… com este pensamento… vo ali escovar meus dentes!!!!

  7. kkkkkkkkkkk gostei da sua história heim. Já ouvi varias histórias engraçadas no consultório, mas igual a sua foi a primeira. Adorei o conselho. PESSOAS USEM ESCOVA DE DENTE E PRINCIPALMENTE FIO DENTAL.

  8. Mt engraçado,mas é sério!
    USEM FIO DENTAL E ESCOVEM
    OS DENTES 3x ao dia…

  9. Olá,

    Olha eu ri muito dá sua história, isso pq eu tive a mesma sensação que vc, tudo pq voltei do dentista chorando pq tive que fazer um canal, estou me sentindo velha, tudo pq nunca tive carie, nunca havia tomado uma anestesia, e agora minha primeira experiencia foi logo um canal.Parabéns por descrever de uma forma tão hilária, fez meu dia melhor, depois de ter tomado 2 ampolas de anestesia.

  10. Luana Maciel

    30/08/2010 at 17:08

    Caraca!
    Essas coisas de dentes sao fogo! Eu acabei de vir do dentista, minha boca ta metade anestesiada, falando torto e ainda com a boca toda torta hauha! Mas realmente nao doeu nao (MAS AINDA EH A PRIMEIRA SESSÃOO O.O) Bom depois que eu li que vão queimar minhas raizes (tadinhas) e ranca-las (OMG) vamos que vamo (medo O.O). Tenho mais 02 retornos, dias 20 e dia 27/09!! Mas vlw por contar a experiencia!!! kkk Bjoo

  11. Olha, vou ser bem sincera: cê não passou por metade do que eu passei. Comecei a sentir uma dor no dente e comecei a tomar remédio, por conta, pra ver se passava. Passou, claro, sempre passa… Comecei, então, a sentir umas bolas de pus pressionando o meu ouvido, o que me rendeu duas idas ao pronto-socorro em uma semana, onde os médicos não tinham muito o que fazem a não ser me entupir de soro e dipirona na veia. Quando a dor voltou, ela era insuportável, a ponto de eu socar a parede pra dor da mão aliviar a dor do dente… Fui a primeira vez no dentista, ele tirou o nervo e disse que ia ficar tudo bem, e toca remédio. Uma semana depois, ia eu no dentista de novo, mais remédio… Uma semana depois, vou eu na dentista de novo e mais remédio… Ao todo, 45 dias com uma dor que me fez ser a pessoa mais insuportável do planeta, 4 dentistas diferentes e um canal aberto, porque ainda ficou uma inflamação embaixo do dente que lesionou um pedaço da minha mandíbula e que fazia eu ter dores de ouvido homéricas. Foram quase R$300 em medicamentos, cerca de 16hrs sentada em cadeiras de dentista e, te asseguro, se eu fosse parada pela polícia ia presa por tráfico pela quantidade de remédios que eu tinha na bolsa – cheguei ao absurdo de tomar remédios diferentes a cada duas horas para tratar a inflamação, a infecção, a lesão e a dor… Então, na boa, se o dentista falasse VOU TIRAR TUDO eu ia agradecer de bom grado a possibilidade de ter uma prótese no lugar desse dente infeliz… =/

  12. Poxa Kakah… que chato. =/

    Que sua experiência também sirva de lição.

    Se tem algo errado com seu dente, VAI NO DENTISTA! AGORA!

  13. eu estou fazendo um canal e eu nunca estive tão assustada em toda a minha vida isso não é coisa de gente não…nossa a dor é indescritivel…eu so mt nervosa e minha dentista esta tendo mt paciencia cmg eu estou indo pro dentista todos os dias e é mt sofrido ela ta fazendo bem devagar pq eu so nervosa eu começei a duas semanas e ainda nem terminei aquela primeira fase então cuidem mt bem dos seus dentes tenho certeza q ngm vai querer passar por isso…

  14. bom!!! vc tem muita razão no seu conselho .eu estou agora sofrendo cuase com o mesmo problema . meu dente inchou e não posso fazer o tal canal!! e tive que esperar tres dias a te desinchar …tres noites sem dormir ,horrivle pior que pesadelo!!,mas agora acho que vou tirar, por causa do siso “o dente do juizo” que sei ,que un dia ira a me atormentar no mesmo lugar …

  15. Silene Araujo

    03/11/2010 at 22:02

    Eu estou numa situaçao bastante delicada, pois vou ter que passar por uma dessas etapas na minha vida, vou ter que fazer um canal já fui, no dentista e ele me arrancou todo o nervo do dente e deixou um acesso para o canal . Agora depois desses depoimentos que acabo de ler confesso que fiquei com um pouco de medo, mas vai ser preciso, vou ter que enfrentar de qual quer jeito. Nao pode ser pior do que um parto natural, espero!!!!!!!

  16. Rosângela

    18/11/2010 at 17:18

    Realmente dá uma angústia danada, pois vc sabe que cuida bem dos dentes e no entanto acontece isso . Estou atualmente fazendo um canal, já é a 2ª sessão, depois de ter passado muita dor, mas agora está tranquilo. A lição que eu tirei disso tudo é que além do cuidado com os dentes frequentar o dentista periodicamente é algo essencial.

  17. O mais engraçado é ser uma dentista e ler esse texto;
    Faço canal nos pacientes, mas explico na melhor linguagem possível o que vou fazer. Esta semana um paciente me perguntou: “Dra, fazer canal é queimar a raiz do dente?” Eu fiquei sem entender o motivo da pergunda, agora que li seu texto eu entendi.

    Aliás, é um ótimo conselho: escove seus dentes após cada refeição. E se você comer 10 vezes ao dia, escove 10 vezes. 😉

  18. huahuhauahuahuha!

    Será que seu paciente leu meu blog pra saber o que era um canal? hehehhe =P

  19. Helen Freitas

    27/02/2013 at 09:17

    kkkkkkkkkkkkkkk, muito engraçado…

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2008 - 2017. ALEH Blog

Theme by Anders NorenUp ↑

Licença Creative Commons
ALEH Blog de Alessandro Andrade está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.aleh.com.br.